BALANÇO HÍDRICO

     O balanço hídrico é um sistema contábil de monitoramento da água do solo e resulta da aplicação do princípio de conservação de massa para a água num volume de solo vegetado.
     O balanço hídrico climatológico, descrito por Thornthwaite e Mather (1955) é uma das diversas maneiras de se monitorar o armazenamento de água no solo. Partindo-se do suprimento natural de água para o solo, simbolizado pelas chuvas e da demanda atmosfera, simbolizada pela evapotranspiração potencial, e com um armazenamento máximo apropriado para a planta cultivada, o balanço hídrico fornece estimativas do armazenamento de água no solo, evapotranspiração real, da deficiência hídrica e do excedente hídrico em diversas escalas de tempo.
     Em função da tomada de decisão, o balanço hídrico pode ser classificado como o balanço hídrico normal e o balanço hídrico seqüencial.

Balanço hídrico normal ou climatológico: É freqüentemente apresentado na escala mensal e para um “ano médio”, de maneira cíclica.O BH normal é importante ferramenta para o planejamento agrícola, caracterização climática de uma região, servindo de subsídio para a determinação da melhor época e tipo de manejo da exploração agrícola.
Balanço hídrico seqüencial: Permite acompanhar a disponibilidade de água no solo no momento de seu cálculo, podendo ser a escala de tempo compatível com as tomadas de decisões, ou seja, diária, semanal, decendial ou mensal.

     A visualização gráfica dos resultados facilita sua interpretação, sendo que Camargo & Camargo (1993) sugerem a apresentação seqüencial dos excedentes e das deficiências para destacar os períodos de suas ocorrências e suas intensidades.
     Abaixo são apresentados dois exemplos de representação gráfica de extratos de balanço hídrico, sendo que o primeiro trata-se de um balanço hídrico normal, calculado em escala mensal, para o município de Mococa-SP, calculado com dados obtidos no período de 1961-1990. O segundo exemplo trata-se de uma balanço hídrico seqüencial, calculado em escala decendial, para Mococa-SP, ano agrícola de 2002-2003. Ambos os balanços foram calculados considerando armazenamento máximo de 100 mm, compatível com a cultura do cafeeiro.


Extrato do balanço hídrico normal para Mococa-SP, no período de 1961-1990


Extrato do balanço hídrico seqüencial decendial para Mococa-SP, no ano agrícola de 2002-2003

Fonte:
CAMARGO, M.B.P.; CAMARGO, A.P. Representação gráfica informatizada do extrato do balanço hídrico de Thornthwaite & Mather. Bragantia, v.52, n.2, p.169 - 172, 1993.

PEREIRA, A. R.; VILLA NOVA, N. A.; SEDYAMA, G.C. Evapotranspiração. Piracicaba: FEALQ, 1997, 183p.

ROLIM, G.S.; SENTELHAS, P.C.; BARBIERI, V Planilhas no ambiente EXCEL para os cálculos de balanços hídricos; normal, seqüencial, de cultura e de produtividade real e potencial. Revista Brasileira de Agrometeorologia, v. 6. n.1, p. 133-137, 1998.