CIIAGRO

Centro integrado de informações agrometeorológicas

Boletim

Riscos climáticos e culturas

As adversidades meteorológicas e as variações climáticas têm efeito decisivo no desenvolvimento e produção tanto animal como vegetal. Os riscos à que estas espécies, em especial os vegetais, estão submetidos definem a probabilidade de sucesso do empreendimento agrícola. Dentre os riscos associados podem ser citados: seca, estresse térmico e hídrico, inundação e geada.

Os estudos de zoneamento agroclimático sob características macroclimáticas determina a potencialidade de exploração agrícola em função dos parâmetros gerais e restritivos do clima.

Um dos aspectos mais importantes do zoneamento agroclimático, é a análise de riscos climáticos, para a definição da característica de uma localidade com respeito à probabilidade de ocorrência de seca ou outro fenômeno adverso em um estádio de desenvolvimento vegetal especifico.

Porém, o zoneamento agroclimático pode e deve ir um passo mais adiante, de modo que, além da cultura ou região a ser caracterizada, a melhor época de plantio fosse também determinada para que fases fenológicas criticas tivessem uma probabilidade menor de sofrerem dano devido às adversidades climáticas, como: seca, geada, excesso hídrico, estresse térmico.

Considerando-se seca esta análise da restrição hídrica da cultura e a disponibilidade de água imposta pelo regime pluviométrico.

De maneira geral, o índice de necessidade hídrica da cultura (CWRI) pode ser definido como:

CWRI = ETR/ETM onde:

ETM – evapotranspiração máxima da cultura

ETR – evapotranspiração real

e  ETM = ETo • Kc

ETo – evapotranspiração de referência

Kc  – coeficiente de cultura

Um passo além nesta metodologia de análise de risco levada a efeito pelo Governo do Estado de São Paulo, com a introdução do Sistema de Avaliação de Riscos Climáticos e Monitoramento Agrometeorológico de Culturas. A metodologia de avaliação do risco climático e de seca é feita utilizando-se a relação ETR/ETM e a probabilidade de ocorrência utilizando-se a distribuição beta.

Os riscos climáticos para exploração comercial das culturas em função da época de semeadura é apresentado. Além disto, os cenários de alteração do regime térmico e hídrico são também avaliados. Para acesso e entrar nos links abaixo uma senha personalizada é necessário.

Fale conosco | Mapa do Site | © 2009 CIIAGRO

Brasão do Estado São Paulo