CIIAGRO

Centro integrado de informações agrometeorológicas

Boletim

Zoneamento macro - Aptidão ecológica da cultura das frutas sub-tropicais

Mapa da aptidão da cultura das frutas sub-tropicais

Aptidão climática para as frutas sub-tropicais

Neste grupo foram incluídas as espécies frutíferas consideradas de clima temperado, mas com menores exigências de frio hibernal. Nestas espécies são encontradas, mais freqüentemente, cultivares que se comportam bem nas áreas menos frias do Planalto Paulista onde a seca associada ao frio hibernal possivelmente, contribuem para trazer o período de repouso, necessário para condicionar a frutificação, em condições satisfatórias.

As espécies constantes deste grupo de plantas de exigências climáticas afins são:

A ameixa (Prunus sp.) apresenta cultivares que podem ser incluídos neste grupo, como o cultivar carmesim.

Exigências climáticas

Estas frutíferas são consideradas pouco exigentes em frio. As rosáceas como a pera e o pêssego, são porém, originárias dos mesmos centros de origem que as de clima temperado. As demais são provenientes de regiões cosideradas como de clima subtropical ou temperadas, caracterizadas pela presença de estação de repouso acentuada, causada por frio ou seca.

Clemente et al. (1952) em carta de regiões frutícolas do Estado de São Paulo, considera como regiões climaticamente propícias à cultura das frutíferas consideradas como de clima subtropical tanto a parte sul do planalto, com a mais amena, abrangendo toda a faixa central do planalto paulista.

Critério para definição das exigências climáticas das espécies frutíferas deste capítulo são semelhantes ao adotado para o caso das incluídas no grupo das plantas de clima temperado.

Parâmetros adotados no zoneamento climático

A escolha dos parâmetros adotados na definição da aptidão climática das fruteiras subtropicais, baseou-se, como no caso daquelas de clima temperado, particularmente, no comportamento dos cultivares plantados em condições de cultura comercial em São Paulo e Estados vizinhos.

Cartografia – faixas de aptidão climática

São apresentadas na carta de aptidão climática das frutas subtropicais. São as seguintes:

Faixa "A" – Temperatura média anual (Ta) entre 17 e 22 ºC e (Im), inferior a 100. A faixa apresenta-se apta, por possuir condições térmicas e hídricas satisfatórias. Abrange quase toda a parte central e sul do Planalto Paulista, inclusive o Vale do Paraíba e também o Vale do Ribeira de Iguapé.

Faixa "B" – Ta, superior a 22 ºC e índice hídrico (Im), inferior a 100. A faixa apresenta-se marginal para as fruteiras subtropicais, por restrição de frio hibernal. Compreende as partes mais quentes do planalto, proximidades dos rios Grande, Paraná e médio-baixo Tietê.

Faixa "C" – (Ta), entre 14 e 17 ºC. Apresenta-se marginal, por restrições térmicas e por estar sujeita a geadas freqüentes. Compreende áreas serranas frias das Serras do Mar e da Mantiqueira.

Faixa "D" – Ta, abaixo de 14 ºC. É considerada inapta à cultura das frutas subtropicais, por frio excessivo na estação vegetativa. Situa-se nos pontos mais elevados e mais frios da Serra da Mantiqueira.

Faixa "E" – Im, superior a 100 e Ta superior a 17 ºC. A faixa apresenta-se marginal por excesso de umidade e alta suceptibilidade às moléstias. Abrange quase toda área litorânea e encostas úmidas das Serras do Mar e da Mantiqueira.

Fale conosco | Mapa do Site | © 2009 CIIAGRO

Brasão do Estado São Paulo